Os espinhos da primavera

27 outubro, 2024

“A esperança é a coisa com penas 
Que empoleirada na alma, 
Canta a melodia sem palavras, 
E nunca para, 

E mais doce na ventania é ouvida; 
E dolorida deve ser a tempestade 
Que poderia abater o passarinho 
Que manteve tantos aquecidos. 

Eu a ouvi na terra mais gelada, 
E no mar mais desconhecido; 
No entanto, nunca, nos extremos, 
Ela pediu uma migalha de mim.” 

- Emily Dickinson
T.S. Elliot estava errado quando disse que abril é o mais cruel dos meses, quando na verdade, setembro era, e foi, um mês que exigiu toda a coragem em mim, toda a esperança que me restava. Aprendi que ter coragem em voz alta é uma sensação tão boa quanto redescobrir a felicidade após você ter passado por maus bocados, acredito que coragem todos temos em demasia dentro de nós mesmos, há pessoas que dizem que lhes falta coragem, diga à elas então que elas sempre tiveram coragem, só precisam dar uma chance a ela para surgir. 

Devemos nos lembrar sempre que a coragem pode nos abrir portas que nos levam à caminhos melhores, e existe diversos tipos de coragem, mas a coragem em voz alta é temível pois pode parecer um rio tempestuoso, e ela não é uma ação, ela vai para além de uma ação silenciosa, ela é dizer o que te aflige profundamente, é se defender, é se salvar da torre mais alta. Eu amei e me amei um pouquinho mais por ter coragem, essa que desconhecia.
Após o final de setembro, fiquei afastada do trabalho pelo médico, dez dias em casa de pura liberdade proporcionadas pela coragem que tive, rs. Li muitos livros e assei muitas fornadas de pão, e sinto que estou melhorando muito nesse meu novo hobby da panificação, pretendo um dia comentar mais a fundo sobre esse assunto, aliás... Apesar de estar de volta ao trabalho, eu continuei lendo, pois os livros já me salvaram tantas vezes, e sinto que continuam me salvando e me dando esperança.

No goodreads, fiz uma lista de livros que gostaria de ler nesta estação, que pensei que poderiam se encaixar nesse mês chuvoso e ensolarado, determinando que após a chuva, o sol sempre aparecerá novamente. O próximo livro da lista é David Copperfiel do Charles Dickens, tenho uma edição antiga que irá me levar para um dos universos do Dickens, e falando neste autor, ouvi outro dia alguém dizer que ele nasceu em berço de ouro, e se assim pode-se dizer, um nepo baby, hahah, e a grande maioria, se não todas as suas histórias até onde eu sei, são sobre a pobreza, e críticas à sociedade daquela época, interessante né?

A lista completa dos livros é esta abaixo, como já li alguns deixei minha singela classificação final sobre eles...

Tudo é rio da Carla Madeira
Inferno de Dante Alighieri ★★★★
Lembra de Mim? da Sophie Kinsella ★★★★
✿ Flower Crowns and Fearsome Things da Amanda Lovelace ★★★
David Copperfield de Charles Dickens
Amor verdadeiro da livraria dos corações solitários (#2) da Anne Darling ★★★
Perfume: A história de um Assassino de Patrick Süskind
Hex Hall da Rachel Hawkins ★★★★★

Bem, eu me despeço de vocês por aqui, e agradeço muito e de coração pelas visitas e comentários deixados aqui pelo jardim! <3

Abraços,
Bia

4 comentários

  1. Muito amor para você minha fada querida <3
    p.s.: eu ainda não me dei coragem de começar a ler livros verdadeiramente, choro internamente enquanto as fanfics guei me consolam antes de dormir, hah!

    ResponderExcluir
  2. Por mais coragem em nosso cotidiano <3
    Estou no aguardo de postagens sobre pães! Inclusive receitas sem leite me interessam muito xD Sobre os livros, eu compreendo bem. Acho que todo leitor acaba tendo essa relação com os livros, outro dia conversei com uma amiga sobre como ler acaba sendo uma resistência, onde somos obrigadas a passar o dia em prol de obrigações e aproveitamos cada minutinho para ler e trazer um sentido pessoal para o dia, e não apenas viver em prol do trabalho. Inclusive, quero sua opinião sobre Tudo é rio, vi muita gente gostando, mas também já vi uma galera criticando.

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bia!
    Achei interessante o que você falou sobre a coragem, porque eu me considerava corajosa quando era criança, mas à medida que fui crescendo, acho que fui me recolhendo um pouco mais. Muito lindo ler isso 'é se salvar da torre mais alta'. Fiquei um tempinho refletindo sobre isso *.*
    Que legal que você está evoluindo no seu hobby. Vou aguardar você comentar sobre o assunto, já que eu sou uma negação no quesito culinária rsrs. Exige dedicação e aperfeiçoamento constante.
    Nunca li Charles Dickens, mas está na lista de 'famosos que preciso ler'. É interessante que ele fosse de família abastada e criticasse a sociedade da época. Mas acho que artistas sempre têm mais sensibilidade para enxergar o que os outros não veem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ainda estou à procura da felicidade, e já fazem três meses, que vivo o inferno mental. E fica a cada dia mais difícil de sair disso.
    Ainda não busquei novos hobbys, mas seria uma boa começar o quanto antes, para dar uma melhorada no humor. Eu estou lendo vários mangas atualmente, é o que tem mais me prendido, acho que gosto de histórias com desenhos (será?)

    ResponderExcluir

Fique à vontade se quiser dizer algo sobre a postagem, ficarei feliz em respondê-lo!

"Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás".
- C.S. Lewis

Desenvolvido com ♡ por Bia
Powered by Blogger.