Hello! Neste sábado caloroso e ensolarado, venho contar sobre todo o processo do meu aprendizado até o momento do meu novo hobby de conforto, que é assar pães! Também vou compartilhar a minha receita, que passou por modificações até eu acertar e sair um pão bonito, que cresce bastante, e fica fofinho e leve, perfeito para uma tardezinha tranquila. Abaixo há algumas imagens de alguns dos pães que fiz, nem todos são bonitos, nem parecem lá muito apetitosos, mas foram os que me ajudaram a chegar onde cheguei assando um bom pão, e sem errar mais.

Ingredientes para um pão fadástico:
❀ 240g de farinha de trigo.
- Tente comprar a farinha de melhor qualidade que encontrar e que tenha o maior valor de proteína.
❀ 1 colher de chá de sal.
❀ 1 colher de chá de açúcar.
❀ 1 xícara de água levemente morna (você encosta o dedo e não se queima).
❀ 1 sachê de fermento biológico seco para pães (o que utilizo possui 13g).
Modo de preparo:
✿ Despeje a água morna em uma tigela juntamente com o fermento e mexa até os dois estarem bem misturados.
✿ Coloque metade da farinha, e junte o sal de um lado da tigela e o açúcar de outro e misture, não deixando que um entre em contato com o outro, e misturado, agora você mexe tudo e vai adicionando o restante da farinha aos poucos até a massa desgrudar dos seus dedos.
✿ Coloque a massa na bancada e sove por uns dez minutos até ela estar bem lisinha e elástica, uma massa elástica significa que ela desenvolveu bem o glúten e o pão ficará fofinho e leve.
- Recomendo aqui assistir um vídeo sobre como sovar massa de pão da forma certinha.
✿ Após a sova, unte o interior da tigela com um fio de óleo para sua massa não grudar, coloque ela de volta ali, cubra com um pano e deixe descansar no forno desligado por meia hora. A massa agora deve dobrar de tamanho.
✿ Após a fermentação, estique levemente a massa para ir em uma forma para pão de forma, pois esta receita que estou ensinando é para fazer um pão como da última foto, e agora, como mexemos no formato do pão e na massa, ela diminuiu de tamanho, então teremos que deixar a massa descansar novamente por mais 30 minutos.
✿ Após mais um descanso, leve ao forno por 40 minutos.
- É importante eu dizer que meu fogão é um atlas vintage, mais antigo que meus pais, portanto, seu forno não é potente como os fornos dos fogões mais modernos de hoje em dia, então quando assos pães, leva em torno 1h para ficarem prontos, hahah.
✿ Essa etapa é opcional, e na metade do tempo que seu pão estiver no forno, borrife água para ajudar a massa a ficar ainda mais fofinha.
✿ Após assado, deixe seu pão esfriando por meia hora, isso ajudará ele a terminar de assar e firmar.
Pronto, agora você terá feito seu primeiro pão caseiro! Você pode comer à vontade sem culpa, pois um pão caseiro tem baixo índice glicêmico, e além disso, minha receita não leva nada de origem animal. Lembro agora também, que a Vaneza comentou na postagem anterior que estava em busca de uma receita que não vai leite, e aqui vai uma.
E eu sei que parece difícil e demorado, porém com a prática, o processo nem parecerá tão demorado assim, prometo. Espero que tenha conseguido explicar tudo muito direitinho, e caso alguém ser arrisque em fazer, gostaria muito de saber se deu tudo certo! E se por um acaso tenha dado errado, é só praticar que tenho certeza que uma hora dará certo, assim como foi comigo!
Abraços,
Bia
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA meu pedido xD
ResponderExcluirObrigada pela receita! Eu não sabia o rolê da farinha de trigo com maior valor proteico, vou ficar atenta nesse detalhe. Meu primeiro pãozinho caseiro foi um de frigideira, esses dias tava com saudades de comer ele Ç-Ç Vou colocar essa receita na minha lista de favoritas e já deixo aqui uma petição para receita de cinnamon roll, a receita que peguei na internet não deu muito certo e meu pão ficou massudo <\3
Garota do 330