Terminei de ler "Retrato de uma Senhora" de Henry James, enquanto Miguel começava a pintar a sala de jantar de verde hortelã. Tenho tanto a falar sobre esse livro, acho que nunca saberia por onde começar, parece que peguei para lê-lo exatamente no momento certo em que me encontrei e me encontro agora em minha vida, levei acredito que nove meses para ler tudo rs, lia no metrô na ida e na volta no trabalho em SP, e na correria enquanto me mudava para o rio, finalizando os últimos capítulos enquanto tomava café da manhã na minha casa nova no Rio.
Não se passa muita coisa no livro, mas o que acontece dentro da mente de uma pessoa dá uma história e tanto se bem contada, mesmo que todos os dias no livro sejam ordinários.
A verdade é que com o momento certo, eu digo que cheguei a conclusão que passei por algo parecido com a protagonista, e me vi muito nela também, é normal nos identificarmos com personagens em livros, mas minha história pareceu ser esta, mas de séculos passados.
Enfim, não vim com intuito de escrever uma resenha para cá, tão pouco acho que sei escrever uma descentemente, mas eu precisava comentar sobre, e é claro, recomendar a leitura também, eu já havia lido outros livros do James, e este com certeza vai ocupar lugar em minha mente por um bom tempo, ainda mais com o final! Ah, esse final me fez ter vontade de jogar o kindle pela janela, como eu mesma disse no meu goodreads, rs.
Eu vou deixar também algumas fotos da minha edição deste livro, bem como alguns trechos que mais gostei dele...
“Eu não me importo com nada além de você, e isso é o suficiente por enquanto. Quero que você seja feliz – que não pense em nada triste; apenas para sentir que estou perto de você e te amo. Por que deveria haver dor? Em horas como esta, o que temos nós a ver com a dor? Isso não é a coisa mais profunda; há algo mais profundo.”
“As coisas são sempre diferentes do que poderiam ser... Se você esperar que elas mudem, você nunca fará nada.”
“Eu chamo as pessoas de ricas quando elas conseguem atender às exigências de sua imaginação.”
“Você deve salvar o que puder da sua vida; você não deve perder tudo simplesmente porque perdeu uma parte.”
Bom, comentando um pouquinho sobre os meus dias, eu estava de fato imersiva demais na história desse livro que mal conseguia pensar em outras coisas, porém ao mesmo tempo fui ao centro e comprei decorações novas aqui pra casa, e comecei a organizar meus dias na agenda também, antes eu fazia isso pelo Notion, porém descobri que pelo menos para mim, fazer isso de forma escrita tem sido muito mais eficaz e eu consegui olhar para os meus dias com mais gratidão, de forma mais única, conseguindo os aproveitar melhor.
Também é claro, fiquei alguns dias me dedicando à noite a fazer o layout novo daqui, tentei imaginar como se estivesse decorando minha agenda ao fazê-lo, eu adorei o resultado final, espero que você também!
Nos vemos em breve,
Abraços,
Bia
É tão bom quando a gente pega um livro no momento certo da nossa vida! Faz toda a diferença (na leitura e na vida da gente). Também gosto de me organizar mais no papel do que em meios digitais. Acabei abandonando o notion por preguiça de montar as páginas kkkkk
ResponderExcluirMeu intuito era ler todas as publicações que havia perdido aqui no seu jardim Bia, para assim ir comentando um pouquinho em cada mas, como hoje milagrosamente consegui um tempinho pela manhã decidi por deixar um pensamento na mais recente mesmo. Por isso desculpas pelo relapso de sua velha amiga aqui!
ResponderExcluirGosto de você por sempre me trazer livros dos quais nunca ouvi falar, e agradeço imensamente pela diferença que te conhecer me traz nesse aspecto. É bom ter alguém fora da curva para expandir meus horizontes. Não digo que leria o livro de pronto, ainda tenho muito o que ler aqui em casa mas esse vai ficar em algum cantinho da minha memória.
E por falar em momentos certos, semana passada acabei pegando um mangá que me trouxe exatamente o mesmo pensamento! Mas no caso era sobre trabalho e vida, de maneira corriqueira acabei me vendo um pouco ali. Aliás, gostei dos trechos do livro! Os dois últimos são muito bons!
O layout ficou uma fofura que só! Algo que somente você consegue emular Bia!
Beijinhos,
Snow!
bom demais quando esse tipo de experiência rola com um livro ♥
ResponderExcluirQuando o timing da leitura é certeiro bate diferente né??? E acontece comigo de ter livros que precisam ser lidos num ritmo diferente, mais longo. Eu costumava apressar a coisa, mas percebi que além de não aproveitar a leitura, ficava um dissabor no final. Adorei suas considerações e o blog *w* Vou seguir para acompanhar as próximas publicações.
ResponderExcluirGarota do 330