Bolo de chocolate para afogar as tristezinhas

30 maio, 2021

Percebi que esses dias tenho, mais que o normal, cozinhado pratos diferentes e assado muitos bolos, e que isso tem me deixado bem animada até, tanto que virou recorrente eu pensar em preparar algo pela manhã para eu comer mais tarde com um café ou um chá gelado enquanto assisto algo após um longo dia de aulas.

Na postagem passada, a Snow havia pedido para passar a receita do brownie da foto do post, então eu pensei em preparar algo mais especial e assar mais um brownie e compartilhar em uma postagem a receita dele a pedido da Snow, acontece que lá estava eu preparando o brownie e no meio do caminho, a massa magicamente ficou em uma consistência perfeita para dar uns biscoitos, e bem, eu nunca na minha existência acertei em fazer biscoitos e olhe que já preparei de tudo, mas biscoitos sempre dão errado...

Eu pensei e pensei se deveria em vez disso arriscar em fazer biscoitos, vai que dava certo, vai que seria o grande dia! Bom, no final como já perceberam, eu decidi que seria um bolo mesmo, mas já adianto que se deixar menos tempo ele vira um brownie, é a mesma receita, viu Snow?
Ingredientes:

150g (1/2 xícara ou 4 colheres de vó) de manteiga gelada;
75g de chocolate em pó 50%;
1 ovo - se for grande, ou 2 se for pequeno;
1 colher de chá de canela em pó;
100g (quase 1 xícara) de farinha sem fermento;
 1 colher de chá de fermento em pó;
2 colheres de sopa de leite ou água;
Opcional: Confeitos coloridos para representar as lágrimas das suas tristezinhas;

Preparo:

  1. Pré-aqueça seu forno à 200°C.
  2. Mistura a farinha, o chocolate e a canela em pó.
  3. Coloque a manteiga, e é importante que ela esteja gelada pois teremos um bolo com uma textura mais firme e ao mesmo tempo leve, e que derrete na boca. Se estiver fazendo à mão (que foi o modo como fiz, pois estava com preguiça de lavar a batedeira após usar) no começo parecerá que a manteiga não dará muita liga na massa, mas ela dá, então mistura bastante, e quando seus braços estiverem doloridos você perceberá que formou uma massa molhadinha e que dá pra moldar e fazer biscoitos, se quiser seguir o caminho dos biscoitos a receita acaba por aqui, se não, continue lendo os passos seguintes.
  4. Adicione o ovo, e se for usar mais de um, adicione um de cada vez. Mistura muito bem, e agora teremos uma massa pegajosa.
  5. Adicione a água ou o leite de sua preferência - no caso eu sou intolerante a lactose e meu leite havia azedado, então coloquei a água das minhas lágrimas nesta parte (︶︹︺).
  6. Salpique os confeitos ainda antes de levar ao forno, pois eles ficarão grudadinhos ainda depois.
  7. Leve ao forno por 8 min ou 5 min no micro-ondas, se quiser um brownie / 12 min no forno se quiser um bolo de chocolate.

Observações:

Como esse bolo não vai açúcar, você deve saber que ele fica um pouco amargo, mas nada muito gritante, com isso já digo que esse fato o torna perfeito para comê-lo acompanhado de um cafézinho.
Esse bolo rendeu oito porções, e fiz em um tabuleiro do qual a medida eu não faço ideia, mas não é grande.
Recomendo fortemente assistir "When the Weather Is Fine" enquanto come esse bolinho. Foi uma combinação perfeita e esse dorama tornou minha semana infinitamente melhor além de virar favorito!

Fico por aqui, e nos vemos em breve, abraços!

12 comentários

  1. Ficou tão bonito, Bia! Deve ter ficado delicioso também, chocolate mais amargo é tão bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, que bom te ver por aqui ^u^

      De fato, esse bolo foi um dos melhores que já preparei, ficou surpreendentemente delicioso mesmo! heheh

      Excluir
  2. Confeitos coloridos deixam os doces tão bonitinhos. O seu bolo parece estar super gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixam mesmo, Karyne! Não resisto em sempre adicioná-los nos meus docinhos...

      Excluir
  3. Que delícia esse bolo :P
    Fiquei com vontade de provar, mas confesso que se eu fizer vou colocar açúcar ou chocolate ao leite, pois sou uma formiguinha heheheheh!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu vou adorar se você reproduzi-lo hahah, e coloque sim, com certeza! Acredito que adicionar chocolate em barra mesmo, iria deixá-lo ainda mais gostoso :3

      Obrigada pela visita! ♥

      Excluir
  4. Licença, que hoje estou me sentindo famosa (pois não esperava uma postagem completinha e lindinha por dimais não só com uma mas duas, três receitas em uma haha)! Nossa Bia, eu realmente não esperava por essa, estou imensamente grata pela atenção e carinho e prometo me dedicar em testar as três opções que você sugeriu! Esse mês eu também me empenhei em fazer tortas de limão e isso me fez muito bem, mesmo que eu só tenho provado uns três pedacinhos ♥

    E eu ainda me impressiono com o seu talento para fotografar. Sério, a foto além de bonita e bem tirada dá aquela mágica impressão de o quão gostoso deve ter ficado haha.

    Abraços,
    Snow ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostasse menina? heheh Fiz pensando em você mesmo, sei que também gosta de assar um docinho ou outro de vez em quando, e li sua postagem sobre a torta de limão, me senti tentada a prepará-la também, pois nunca comi uma tortinha de limão nessa vida, acredita?

      Anw eu fico muito contente quando alguém elogia minhas fotos, eu me esforço para tentar tirar fotinhos legais, então agradeço por reconhecer isso ♥

      Abraços!

      Excluir
  5. Só de ver esse bolo já me deu um quentinho no coração <3 Muito bom afogar as tristezinhas com delícias!

    P.S. te indiquei a uma tag! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Vanessa! Afoguei todas as minhas nesse bolo hahah 🤰

      Excluir
  6. Bia, você está me influenciando digitalmente a cozinhar, haha! O brownie que fiz esses dias foi porque vi a foto de um post anterior. O bolo deve ter ficado delícia! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Liz, saber disso me deixou toda felizinha aqui, eu fiquei tão radiante que te influenciei a preparar o brownie (o seu ficou lindíssimo, aliás!) >u< se fizer o bolo, heheh, me avise tá bem? ♥♥

      Excluir

Fique à vontade se quiser dizer algo sobre a postagem, ficarei feliz em respondê-lo!

"Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás".
- C.S. Lewis

Desenvolvido com ♡ por Bia
Powered by Blogger.