Um Poético Dia

06 abril, 2021

Eu percebi esses dias que essa vida adulta cansa muito a gente de um jeito como se eu estivesse carregando um peso nas costas, e certamente dez matérias na grade, um tcc e o estágio também não contribuem em nada a não ser para meu conhecimento, pois minha saúde mental já se foi há tempos, então tirei essas últimas semanas para relaxar, pois estava ficando viciada em estudar e em pensar demais, e isso só colaborava para que eu ficasse bem estressada, na verdade, posso me comparar a essa cena do Howl se afundando em melancolia, que no caso foi tão aparente com a gosma verde.

Estava lendo postagens antigas que escrevi aqui no blog de quando estava no começo da faculdade, e é engraçado pois eu por vezes reclamava de leve, mas não imaginava que o último ano seria esse avalanche de responsabilidade e preocupações sobre meu futuro. 

Novamente eu digo, eu queria um pouco dessa minha inocência e até ingenuidade de volta, elas me ajudaram em tantos momentos, se eu tivesse um pouco mais delas, talvez eu estivesse mais otimista, o que não é o caso, estou desesperadinha mesmo, rs. Mas ainda que eu aparenta estar esses últimos tempos aqui no blog como um chá verde, amargo no final, ainda há doçura em mim, e esses dias várias coisas tem contribuído para isso, como manter uma rotina mais ou menos fixa - e digo mais ou menos pois não queremos pressão por aqui -, aproveitar bem meu tempo livre assistindo um sitcom - que é escasso *cry* -, me exercitar e comer de forma saudável, mas também me mimar e comer uma besteirinha ou outra de vez em quando pois ninguém é de ferro, e ler poemas antes de dormir...
Há toda uma harmonia em ler poemas antes de se deitar, parece que a noite e as estrelas combinam muito com versos e sentimentos, intercalando a eles também venho lendo livros sobre Astrofísica - por curiosidade no assunto mesmo - ambos me fazem ter uma noite de sono realmente repleta de bons sonhos. 

Pois bem, finalmente indo ao assunto dessa postagem - não, não era sobre essa minha crise dos vinte anos TuT - esses dias em minhas explorações como membro fiel do clube da Snow, meu querido Doukyusei, vi que ela havia me indicado (e aparentemente em ótima hora) em uma tag que ela mesma criou, e que consiste em selecionar versos de poemas para cada parte do dia, eu achei a ideia tão adorável assim como ela sempre se lembrar da sumida aqui também, heheh.
Regras:

  • Selecione versos que considere adequados para os quatro períodos do dia (madrugada, manhã, tarde e noite);
  • É valido usar versos de apenas um poema para todos os períodos, como também de mais de um para cada período;
  • Qualquer tipo de poema (com rima, sem rima, haicai) é permitido, como também a língua na qual ele foi escrito;
  • Não se esqueça de anexar o lugar de onde retirou o trecho do poema, como também a autoria de quem o escreveu (e de quem o traduziu, caso seja uma tradução);
  • Caso queira, explique o motivo de tê-lo escolhido;
  • E repasse para duas pessoas ou mais.

Madrugada

À meia noite de verão, mole como um fruto maduro,
A lua sem véus lançou a sua luz
Pela janela aberta do parlatório,
Através dos rosais onde o orvalho chovia.

Sentada e perseguindo o meu sonho de silêncio,
A doce mão do vento brincava em meus cabelos
E sua voz me contava as maravilhas do céu.
E a sua terra era loura e bela de sono.

— O Vento da Noite, de Emily Brontë

Manhã

Eu tenho uma fada ao meu lado
Que diz que eu não devo dormir,
Quando uma vez com dor eu chorei alto
Ela disse "Você não deve chorar"
Se, regozijo de alegria, e arreganho um sorriso,
Ela diz "Você não deve rir"
Quando uma vez Eu queria beber um pouco de gim
Dizia "Você não deve beber".

Quando uma vez uma refeição eu queria saborear
Disse "Você não deve morder"
Quando para as guerras eu fui com pressa
Ela disse "Você não deve lutar".

"O que posso fazer?" por fim, chorei,
Cansado da tarefa dolorosa.
A fada respondeu calmamente,
E disse: "Você não deve perguntar".

— My Fairy, de Lewis Carroll (que espero ter traduzido adequadamente)

Tarde

Abril é o mais cruel dos meses, germina
Lilases da terra morta, mistura
Memória e desejo, aviva
Agônicas raízes com a chuva da primavera.
O inverno nos agasalhava, envolvendo
A terra em neve deslembrada, nutrindo
Com secos tubérculos o que ainda restava de vida.

— A Terra Desolada, de T.S.Eliot
Eu adoro esse poema ao passo que minhas tardes tem sido tão melancólicas quanto fragmentos dele, e bem, é abril, certo? Acredito que tenha sido uma coincidência muito boa eu ter lembrado desse poema justo agora.

Noite

Will there really be a morning?
Is there such a thing as day?
Could I see it from the mountains
If I were as tall as they?

Haverá realmente uma manhã?
Há realmente algo como o dia?
Poderei eu ver das montanhas
Se eu fosse tão alto quanto elas?

— Nature, Poem 2: Out of the Morning, de Emily Dickinson
Coloquei uma parte do poema no original em inglês pelo fato totalmente bobo que por algum motivo, em minha mente, li esse poema pela primeira vez com sotaque britânico, sendo que a Emily Dickinson é americana, mas em minha cabeça ele fica perfeito se lido com sotaque britânico, vai entender...

Por fim, eu estarei indicando a Bru do La Petite Souris, e a segunda pessoa ficarei devendo pois venho lendo muitos poucos blogs ultimamente ;n; então apenas fiquem à vontade se quiserem fazer essa tag da Snow também, eu especialmente adorei essa aventura que foi encontrar poemas que se encaixassem tão bem assim com meu dia!

Enfim, eu tão demoro a aparecer, e já vou deixando vocês com poemas que são sinceramente da minha coleção de favoritos, e eu espero que tenham gostado! Queria muito ser mais ativa por aqui como já fui um dia, venho pensado muito nisso, pois ultimamente tenho muito o que compartilhar...
Abraços,
Bia

11 comentários

  1. Ai Bia, te ver assim me lembra muito de como eu estava nos últimos meses do meu curso técnico (e era só um ano e meio, veja bem) com trabalho atrás de trabalho ao longo da semana e aquelas aulas preparatórias seguidas pelas reservadas a produção do tcc. Lembrando disso agora eu penso no quão fracassada eu estava, a ponto de desistir mas ainda assim, ficando até o final e terminando o curso - com você existe o adicional do estágio e caramba, torço para que corra tudo bem pois mesmo com um curso e um trabalho, eu lidava com ambos da mesma forma. Escrevendo e lendo um monte de fanfic até meus olhos estourarem!

    A cada dia que passa sinto que preciso mudar meus hábitos antes de ir para a cama, e essa sua ideia de ler poemas antes de dormir me parece extremamente promissora, tanto que a minha intenção na hora de montar a tag (que você respondeu aahhh- eu pensei logo em você durante a produção também, é bem mais a sua cara que a minha vamos concordar!) era aproveitar alguns trechos que encontrava no tumblr e queria muito poder compartilhar com alguém! E só para somar ao que já disse, gostei muito dos poemas que selecionou ♡ sério Bia, você é bem mais afinada nisso e eu tenho muito o que ler nesse nicho heh tanto que deu para refletir um pouco sobre outras coisas além do que venho pensando...

    Fico muito feliz que tenha gostado da tag ♡ eu também gostei muito desse novo layout! Esse rodapé então, tá maravilhoso pois enquanto se comenta ainda tem umas palavras bonitas para refletir junto de um Molang completamente casual.

    Boa sorte e muita força para ti Bia!
    Snow ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe como dá um alívio ser compreendida assim , Snow... acho que isso está sendo o meu grande dilema no momento, justamente isso que me impede de dar o passo para eu me sentir eu mesma novamente, é simplesmente muita coisa acontecendo no meio acadêmico, e é realmente preocupante eu perceber o quanto isso pode afetar uma pessoa.

      Ah não me diga que pensou em mim hahah, fiquei contente em saber disso ^u^ eu diria que ler essa tag me deu um baita de um empurrão para eu me motivar a escrever por aqui, eu parei para pensar que aqui era meu refúgio e eu devia separar um tempinho para ele e usar isso a meu favor, já que nesse momento tem sido tudo muito corrido por aqui.

      Ah eu sempre esqueço de comentar sobre o novo layout na postagem rs, eu também gostei muito deste particularmente, ele é cheio de significados ocultos meus heheh, o rodapé foi minha parte favorita dele, esse Molang estava esperando tanto tempo para ser usado, eu diria que ele é praticamente meu mood perfeito, relaxando com uma taça de vinho xD

      Obrigada por tudo, sempre ♥
      Abraços!

      Excluir
    2. É minha amiga, essa é só uma amostra do quanto a vida adulta cobra da gente. É como se tivéssemos feito uma compra a prazo em longas parcelas, e o preço delas é a nossa sanidade e bem estar sendo sugados enquanto tentamos compreender como é viver nessa nova fase. Mas se há uma luz sobre isso, ao menos a meu ver, é que não há mal que não nos fortaleça! Essas acabam sendo oportunidades para vermos o quão bem estamos quando nos tiram do nosso ambiente de conforto.

      E se precisa de outro empurrãozinho, te indiquei a mais uma tag! Se quiser respondê-la, é claro :)

      Excluir
  2. Que post lindo, Bia. Posso participar da tag também? :)

    Eu também estou na mesma fase que você na vida, então, te entendo. E tudo o que posso lhe desejar é muito força, foco e que você sempre tenha em mente que momentos de descanso são mais necessários do que podemos imaginar. Digo isso por experiência própria! Então, descanse, faça coisas que ama e esteja sempre aconchegada em seu coração.

    Beijos açucarados, au revoir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudades de ver você por aqui, Bruna! ♥ Sim, você foi especialmente indicada nela rs, então sim, claramente pode, hahah :]

      Obrigada por suas palavras, elas me trazem muito conforto e com certeza uma força a mais para eu conseguir enfrentar tudo isso que venho passando. Espero de coração que nós duas possamos passar por essa fase muito vitoriosas!

      Abraços!

      Excluir
  3. Estou passando pela exata mesma coisa sobre a faculdade... Também é meu último ano, e os estágios (principalmente porque curso Letras, e as escolas não estão em seu melhor momento para receber estagiários) e TCC tem sido um tormento, exceto que diferente de você, eu não tenho me dedicado tanto quanto deveria, só passando o tempo com a consciência pesada sem saber o que fazer heheh :^(
    Mas vai dar tudo certo, vamos tentar acreditar!

    Gostei das escolhas de poemas, gosto bastante da escrita do T.S Eliot, estou lendo Four Quartets, e gosto bastante de The Love Song of J. Alfred Prufrock, mas The Waste land ainda não li. Gostaria também de ler Emily Dickinson, já me aventurei em alguns poemas, mas preciso fazer isso com mais atenção... Não tenho tido muita concentração nesses últimos meses também.

    Adorei o post e o layout novo ficou bem bonito!

    Abraços ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karyne!
      Acho que a chave de tudo é tentar como você mesma disse, eu sempre fui um pouco rígida comigo mesma e minha dedicação por vezes é resultado disso, todos nós somos muito diferentes entre si, e tenho certeza e torço para que você encontre um caminho para se livrar da consciência pesada, continue acreditando mesmo, até porque nossa situação agora é complicada no momento, essa pandemia desestabilizou a todos nós, mas com um pouco de paciência sei que tudo ficará bem para a gente novamente c:

      Obrigada pela visita e fico muito feliz que tenha gostado da postagem,
      Abraços! ♥

      Excluir
  4. Já cansei de ser adulta, posso desistir? Kkkkrying
    Confesso: não gosto muito de poemas :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ksksks exatamente, Vanessa... eu não pedi por isso :'))

      Excluir
  5. Oi Bia, nossa, conseguir me identificar com vc sobre o cansaço da faculdade (ô coisinha pra nos sugar, né?) e das coisas de adulto. Gostei de como vc tem buscado levar os dias e ter nele alguma doçura (gostei de como vc usou essa palavra), e da sua rotina noturna. Confesso, que eu tento mas não sou dos poemas. Pelo menos ainda não, mas de vez em quando algum deles me encontra e eu tento guardá-los comigo.

    Abraços <3

    ResponderExcluir
  6. Que lindo esse post. também amo ler poemas a noite, com a companhia da lua e das estrelinhas.
    Desejo força pra você passar por essa fase, já estive também nela e entendo como é. Fiquei feliz com sua visita em meu blog, ele está passando por um recomeço poético.

    Um abraço imenso,
    Gaby.

    ResponderExcluir

Fique à vontade se quiser dizer algo sobre a postagem, ficarei feliz em respondê-lo!

"Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás".
- C.S. Lewis

Desenvolvido com ♡ por Bia
Powered by Blogger.